O Simpósio Avaliação da Educação Superior – AVALIES – desde 2015 vem discutindo a avaliação institucional em suas múltiplas dimensões. Em 2019, está em sua 4ª edição.

O AVALIES tem como objetivos estimular a geração do conhecimento em Avaliação Institucional, debater o seu estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área e público em geral, buscando qualificar as Instituições de Educação Superior, explorando, especialmente, a avaliação externa.

O AVALIES terá Conferências, Painéis, Debates e Apresentações orais de trabalhos.

O evento acontecerá em Salvador, Bahia, nos dias 10 e 11 de Outubro de 2019 e será organizado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Histórico de eventos anteriores:

O AVALIES teve início no ano de 2015 por iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e já ocorreu em três edições, fortalecendo a cultura de avaliação nas Instituições de Educação Superior (IES).

Em sua primeira edição em 2015, os principais temas foram o planejamento institucional, a mobilidade acadêmica, a educação a distância, a formação docente e a reserva de vagas. Comissões Próprias de Avaliação de IES de todo o país e do exterior foram convidadas a participar. Contou com a apresentação de painéis, pôsteres, artigos, painéis e conferências nacionais e internacionais.

Na sua segunda edição o AVALIES foi realizado novamente na UFRGS e reuniu reitores, administradores e pesquisadores de diversas IES para analisar os processos avaliativos. O evento ocorreu entre agosto e setembro de 2016 com conferências nacionais e internacionais, além de apresentação de painéis, pôsteres e artigos. Seu foco foi a autoavaliação das IES.

Em sua terceira edição o AVALIES foi realizado em Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em setembro de 2017, se consolidando como único evento de âmbito nacional que trata a avaliação das instituições do ponto de vista acadêmico e científico, atraindo um público específico de pessoas interessadas na discussão da gestão e governança institucionais. Os temas de interesse foram ampliados, de modo a fortalecer ainda mais o foco de interesse no planejamento e avaliação institucionais.